Tuesday, September 20, 2005

Nota - Variações sobre a Lenda da Moira Encantada

Os posts com os títulos "Às portas do Sol", "Choro-te Moira", "Taberna Eterna" e "Choro-te Cristão" são variações sobre uma lenda de Setúbal que tem por nome "Lenda da Moira Encantada". Dispenso-me a narrar a lenda neste post. "Às portas do Sol" é uma variação da lenda na óptica de um narrador não participante. "Choro-te Moira" é a lenda do ponto de vista do pescador cristão. "Taberna eterna" é novamente uma visão externa narrativa mais incidente sobre a Moira Encantada. "Choro-te Cristão" é uma variação da lenda na óptica da própria moira.
post scriptum. Portas do Sol são uma ombreira quinhentista das antigas portas da muralha da cidade de Setúbal, a nascente da muralha, ficam hoje na zona da cidade chamada comummente "miradouro". A ladeira é uma pequena travessa com uma também pequena escadaria que fica em zona adjacente às Portas do Sol e onde, reza a lenda, ficaria a taberna do pai da Moira.
A pedra furada é uma formação geológica única no país e no mundo, de origem enigmática por ser um arenito ferruginoso com variações anómalas de compactação. À vista parece uma enorme pepita de ferro oxidado.

No comments: