Friday, September 09, 2005

Open-Source Poetry

Simples.

Certamente muitos de vocês conhecem o conceito de "open-source". O Código-fonte aberto é um conceito associado à programação. Basicamente, significa que o utilizador de um software em código aberto tem acesso ao código fonte, às linhas de programação que dão origem a esse programa, tendo assim a possibilidade de conhecer na íntegra as operações que aquele software executa na sua máquina.

Em muitos casos, é dada ao utilizador também a oportunidade de alterar o código-fonte para ajustar o programa às suas necessidades.

As regras do open-source poetry são semelhantes.
O código fonte é cada um dos textos publicados no blog, à excepção, claro, deste inicial "disclaimer". Todos os textos aqui colocados estão portanto à disposição de todos para que os alterem.

1. As alterações são feitas sob a forma de comentários ao texto inicial.

2. As alterações aperfeiçoam os textos e não são nunca consideradas plágio.

3. Quando se utilizar um texto, alterado ou não, deve apenas referir-se a fonte (neste caso, este mesmo blog) e o texto original.

4. Quem proceder a uma alteração a um texto, seja em prosa ou verso, não pode impedir que sofra outras alterações.

5. Cada texto, original, ou alteração deve, quando utilizado fora do blog, ser acompanhado da assinatura (nome ou nick) com que for apresentado no blog.

6. Qualquer tipo de alteração é legítima: a eliminação de frases, palavras e partículas; a substituição ou o acrescento.

Este desenvolvimento do Cadáver esquisito não está patenteado!

Boa prosa, verso e alterações!

No comments: